Dias: 07, 08 e 11 /04
Turmas 1901 e1903- prof. Arilton
Turmas 1707, 1708 e 1805 -
Prof. Fabiana

A roda de leitura se iniciou com o esclarecimento do que
seria feito. Foi falado sobre a origem dos contos de fada e sobre os “autores”.
Foi perguntado aos alunos se eles tinham lembranças de alguém que lia histórias
para eles em casa. Na turma 1901 a resposta positiva foi mais evidente do que
nos outros anos, mas todas as turmas se encantaram com a proposta da leitura
dos contos. Os livros foram distribuídos e o objetivo era que escolhessem um
conto para ser lido individualmente e em silêncio que , aliás, foi total. Após
a leitura, a proposta era que falassem do conto lido, a maioria contou sua
história e no decorrer dessa conversa foi verificado que alguns alunos não
conheciam o conto, outros, uma versão diferente e também dos desdobramentos que
os contos tiveram atualmente, como filmes e animações. O prof. de LP pediu que
os alunos, ao relatarem seus contos, gravassem em áudio nos celulares para verem
a diferença entre a linguagem oral e escrita.



Na turma 1707 os alunos ressaltaram nos contos as diferenças com as versões que eles conheciam. Segundo a professora, alunos que nunca abriram a boca em sala de aula o fizeram nessa roda de leitura. Foi ressaltado também o lado macabro dessas histórias.
Na turma 1708 a conversa girou entre as diferenças das versões. No depoimento dos alunos percebe-se o estranhamento diante das versões do livro..,, consequentemente a visão que tinham dos contos de fada mudou, pois antes achavam que tudo era “lindo” e agora viram que as histórias originais nada tinham de bucólico. Entenderam que essas histórias eram de um tempo que o estágio da infância não era considerado.
Com a turma 1805 a conversa girou entre os contos lidos e as versões conhecidas por eles. Interessante perceber que alguns alunos só conhecem a versão da Disney (Cinderela) e segundo comentários dos próprios alunos, o Estúdio da Disney retira as partes macabras para mostrar que “a vida é bela”. Foram gravados alguns depoimentos.
Na turma 1903 começo da conversa foi sobre a origem dos contos de fada, as características principais e os elementos dos contos. Os livros foram distribuídos para que olhassem o sumário, verificando os autores e os contos que cada um escreveu e que escolhessem um para ler.

Após a leitura, a roda de conversa girou em torno do conhecimento que tinham dessas histórias e suas versões. Posteriormente leram um trecho da história, além de a contarem para os colegas. Nessa turma, o professor de LP também pediu para que gravassem a fala para depois transcrever para a linguagem escrita, percebendo a diferença entre uma linguagem e outra.
Encantamento!!!
ResponderExcluir