
OFICINA CINECLUBE COM "MATE COM ANGU" - 11 de abril no MAR
Conceito
O que é um cineclube?
Entender a visão dos alunos sobre o que é cineclube;
A História do Cineclubismo;
A importância do Audiovisual;
Exibição; Reflexão; Produção.
Tipos de cineclube;
Cineclube na Escola: debater temas do currículo escolar; debater temas da escola: bulyng, homossexualidade, violência, sexo seguro, etc. O cineclube como espaço de mediação para debater com liberdade temas que movem a escola;
- micronarrativas
- prestar atenção nos filmes feitos pelos alunos e pela comunidade
- sair do “uso pedagógico”
- Curadoria
- Busca de Acervo
Porque fazer cineclube hoje?
Processo de formação: horizontal, transversal, dialógico, autônoma. Constrói conhecimento;
Conhecimento é capital;
A vanguarda fez/faz Cineclubismo;
O cineclube é uma janela para se debater e entender o mundo;
Intervenção na realidade, no cotidiano. O papel das artes;
A importância de entender o audiovisual nos dias de hoje. Saber ler o audiovisual que recebe; Alguém opera a ilha de edição, alguém opera o discurso;
Formação de público para a produção nacional e independente;
Cinema independente, é possível fazer um filme. “Câmera na mão, uma idéia na cabeça.”
Pelo prazer de se ver filme juntinho; compartilhar um filme;
A cara do nosso cineclube?
A importância da Identidade.
O que há de valor na comunidade?
O que há de peculiar na escola ou na comunidade?
Principais críticas a comunidade e a escola?
Como a grande mídia ver a sua comunidade?
O que é importante para vocês?
Que cineclube queremos?
Sai o nome do cineclube!
Coletivo - Gestão 2.0
Cineclube como um software aberto, gestão em forma de rede: horizontal, transversal, colaborativo, não-linear;
As redes cineclubistas; O Mapa Político da Atividade Cineclubista;
Conversar sobre a possibilidades de Relação com a escola, Grau de independencia e autonômia, construir relação;
Curadoria - A Alma.
Porque passar “esse filme”?
Porque falar “desse tema”?
O olhar do cineclube, o filtro. O seu discurso.
Direito autoral e acesso a acervos licenciados;
Cuidando do Acervo; Acervo bom é acervo disponível.
O Público:
Não subestimar o expectador.
Não esquecer de provocar.
Causar a reflexão.
Cineclube na Escola - é com debate.
Sobre o que fala o filme?
Como foi feito?
Quem fez o filme?
Em que contexto ele foi produzido?
Convidar autor para o debate.
Divulgação:
cartaz, blog ou algo que o valha, mural na escola
Mobilização: boca a boca, filipetas, blog, redes sociais;
Articulação para apoios e patrocínios.
Equipamentos:
cuidados - o cineclube se sentir responsável, se apoderar (tem a ver com horizontalidade)
Relação de equipamentos;
Cuidados com os equipamentos
Configurando os equipamentos (Ajuste de tela e de som)
O Ritual da Sessão:
Escurecendo o ambiente,
A função do Programa (filmes e texto), O Programa é a prova inexorável de um momento efêmero.
Acomodação do público,
testes de projeção e som.
Exibição dos curtas selecionados pelos alunos através das sinopses dos mesmos.
Abaixo uma compilação do Guia da prática cineclubista-vol 3- da Coleção Cinema Paratodos:

Parabéns!
ResponderExcluirUma beleza de blog. :-)
Abração Antonio José.
Concordo!!!
ResponderExcluirGoretti