quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Oficina de memórias literárias

De onde vem as histórias?
Foi com essa pergunta que iniciamos esta oficina com a turma 1805.

         Partindo do princípio de que as histórias são produto da memória e que existem várias versões, foi proposto aos alunos, a partir da leitura de um texto de Tatiana Belinky relatando suas impressões sobre o primeiro carnaval que participou no Rio de Janeiro,   a produção de várias versões de uma mesma história recolhida em suas próprias memórias. Para isso eles escreveram como relatariam o mesmo fato para seu pai;  para seu amigo e 
 para si mesmo. Após a correção feita pelo professor de Língua portuguesa, os alunos digitaram o texto no computador. O trabalho final será a publicação de um livro.

















Continuando com a produção de texto a proposta para a turma 1605 foi diferente: eles teriam que terminar a história respondendo a pergunta da personagem. A história lida foi "Por que, hem mãe? do livro “Se a memória não me falha”, de Sylvia Orthof. Após a leitura, omitindo o final da história, os alunos elaboraram um final para o texto. Em seguida, os que quiseram puderam ler para o grupo o texto que produziram. Ao final o texto original foi apresentado para os alunos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário