domingo, 2 de dezembro de 2012

CONCURSO "FOTO CELULAR" 2013 ***ENCERRADO!!!***

CONCURSO DE FOTO CELULAR

Praia do Farol da Barra- Salvador
 

PasseioPúblico


 
Sombra e água fresca
Créditos das fotos de celular: Isabel Lepedjian
 
 
 







 

A E.M. Georg Pfisterer, por meio da Sala de Leitura, promove o   Concurso de Fotografia de Celular com o tema: “Minhas Férias”.

OBJETIVO: O Concurso visa valorizar talentos da fotografia e oportunizar aos alunos participantes a exposição de seus trabalhos, através do Blog, promovendo o intercâmbio cultural no âmbito da Escola.
 

PARTICIPAÇÃO: Podem participar todos os alunos inscritos na E.M. Georg Pfisterer limitando-se em até 03 (três) fotografias por participante. Serão aceitas fotografias que se enquadrem ao tema proposto e às especificações definidas neste regulamento.
 

INSCRIÇÃO: As inscrições serão realizadas de 18 de fevereiro até 08 de março de 2013 através do email: concursofotocelular@oi.com.br

No email, o aluno deverá preencher a seguinte ficha:

·         Nome completo:

·         Turma:

·         Título da 1ª foto:

·         Título da 2ª foto:

·         Título da 3ª foto:
 

 É fundamental citar o assunto “Concurso de Foto Celular” no e-mail.
 

* As fotos devem ser enviadas anexadas no mesmo email da inscrição com a seguinte nomeação: Foto 1, Foto 2, Foto 3.

* A fotografia para seleção deve ser anexada em formato JPG, sem qualquer montagem.

* Os alunos que participarem com fotos que contenham imagens de pessoas devem providenciar, junto à Direção, o documento para liberação do uso da imagem no Blog.
 

SELEÇÃO DAS MELHORES FOTOS:

Serão considerados os seguintes critérios de avaliação:

1. Coerência com o tema;

2. Beleza plástica da imagem.
 

A votação será feita através do Blog da Sala de Leitura

Comissão Julgadora: Será composta por professores e funcionários da E.M. Georg Pfisterer.

Júri Popular: todos os alunos inscritos na E.M. Georg Pfisterer e seus responsáveis.

OBS: O período da votação será definido no retorno das aulas, assim como os prêmios dos vencedores do júri popular.  
 

PREMIAÇÃO:

1º LUGAR:  Foto impressa com moldura no tamanho 20X25, um livro e participação do acervo do Blog.

2º LUGAR :  Foto impressa com moldura no tamanho 13X18, um livro e participação do acervo do Blog.

3º LUGAR :  Foto impressa com moldura no tamanho 10X15, um livro e participação do acervo do Blog.

Até o 10º LUGAR: um livro e participação do acervo do Blog.


ENCONTRO COM AUTOR


- Visita à Biblioteca Vinícius de Moraes – Encontro com o autor, Luis Eduardo Motta. Vinte alunos, do 6º ano, participaram do encontro que aconteceu no dia 29 de outubro.
  


Participação da oficina literária com a escritora portuguesa Margarida Botelho no dia 12 de junho.
Margarida Botelho participou do Salão do Livro com o Lançamento de Eva, pela editora Paulinas, que ofereceu a atividade. A apresentação da oficina aconteceu na Biblioteca Escolar Municipal Carlos Drumond de Andrade.







Presença também no lançamento da biblioteca online da Educoteca, no Teatro Municipal Carlos Gomes. Durante o evento também foi realizado um Encontro com Autores, que contou com a participação do jornalista e escritor Laurentino Gomes.



Foto retirada do site: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI106100-15228-2,00-ARTISTAS+CRIADORES.html

O DIA "D" DE DRUMOND


– Realização do DIA D – Drummond. A Sala de Leitura  se engajou no projeto, criado pelo IMS, de homenagear o poeta Carlos Drummond de Andrade, no dia de seu aniversário de nascimento, dia 31 de outubro. Durante a semana realizamos diversas atividades voltadas para a obra de Drummond.
 
No dia 30/11, foi realizada a oficina com a leitura e ilustração do texto “A incapacidade de ser verdadeiro”.
 

No dia 31/11, o Cineclube Paratodos, exibiu uma entrevista dada pelo autor à jornalista Leda Nagle. Foram exibidos, também, produções audiovisuais da obra do poeta.
 
 
  

 Várias oficinas foram desenvolvidas com a leitura de poesias e ilustração das mesmas.







 O resultado foi exibido nos murais da escola.

SARAU DE POESIA




– A Sala de Leitura organizou e realizou, no horário do recreio, dos dias 27 e 28 de novembro, um Sarau de Poesia. 


Através de cartazes, espalhados pela escola, os alunos foram convidados a participarem do encontro.
Cada aluno leu, para o grupo, a poesia que escolheu.
 

MOSTRA GERAÇÃO

– Participação na mostra Geração. Vinte alunos, da turma 1705, assistiram o filme de animação “O Quadro”, do cineasta francês Jean-François Laguionie. Como desdobramento, os alunos produziram um texto com uma crítica sobre o filme. Enriqueceram  trabalho criando uma ilustração. O trabalho  resultou na montagem de um livro.




A TRAJETÓRIA DA SALA DE LEITURA POLO

A trajetória da Sala de Leitura Pólo é antiga. Por ela já passaram diversos professores memoráveis que deixaram sua marca: Júlio Strosberg, Maria Cecília Magalhães, Nélson Parente Filho, Maria Célia Ferreira dos Santos, Ignez Alschefsky, Maria Lúcia Garcia e Valentina Brandão.

Em 2009, aSala de Leitura sob o comando das professoras Valentina e Maria Lúcia, foi premiada no Concurso “Rio, uma cidade de leitores”,  promovido pelo Instituto C&A. O prêmio, em dinheiro, foi investido na compra de acervo de livros e na compra de mobiliário mais adequado ao espaço, tornando a Sala de Leitura mais bem equipada, mais atrativa e confortável para os alunos.
 A equipe de professoras, que atualmente estão na Sala de Leitura, tem a tarefa importante de manter a qualidade e dinamismo que sempre foram a marca e a  identidade desse espaço.
 



A Sala de Leitura ainda mantém a tradição de sediar Conselhos de Classe e Centro de Estudos.





 O espaço também continua voltado para o trabalho realizado por professores da U.E.  envolvidos na tarefa de estimular o gosto pela leitura.  
 
Suporte e apoio para os professores de Teatro no trabalho de leitura de peças teatrais.


Lançamento, em 15/08, da Maratona Ariano Suassuna, com a exibição do filme “O Auto da Compadecida”. 
 
Produção e organização da palestra com o Sr. Alexsander Laks, polonês, naturalizado brasileiro
Documentação, através de fotos e filmagens, dos eventos realizados na U.E.
Concurso de desenhos – Dia da Criança 

A Sala de Leitura é também um espaço de convivência.








 
Com a diversificação das mídias, o espaço da Sala de Leitura além da informática e do Cineclube na Escola, vem desenvolvendo, através de capacitações oferecidaspela SME, produções de audiovisual com os alunos.  
 



CINECLUBE

O projeto Cineclube nas Escolas, da SME, começou a ser implantado na E.M. Georg Pfisterer em 2008 juntamente com mais 46 escolas. O critério inicial para a implantação era que a  escola tivesse uma Sala de Leitura Polo ou um Polo de Trabalho. As professoras foram e continuam a ser capacitadas para estarem à frente desse projeto, que tem como foco principal, estimular o olhar crítico dos alunos por meio de produções audiovisuais que não estão no circuito comercial.  Através do Cineclube, o aluno entra em contato com curtas e longas de diretores consagrados (como Jorge Furtado, por ex.) e tem a oportunidade de conhecer um pouco sobre a linguagem do cinema, fazer críticas, escolher a programação e até produzir. 

A Sala de Leitura mantém desde 2010 uma sessão às quartas-feiras na hora do recreio, o "Curta às quartas", que faz bastante sucesso entre os alunos frequentadores.
Um projeto desenvolvido pelo Cineclube em 2012 foi o "Cinema e Literatura" que buscou, dentro do projeto "Jovens Leitores" da SME,  seduzir alunos para a leitura através do cinema. A exibição de filmes baseados em obras de Machado de Assis foi produto de uma parceria da Sala de Leitura com o professor Rogério (LP) nas turmas do 9°ano do turno da manhã, assim como a exibição do filme "A Invenção de Hugo Cabret" baseado no livro homônimo de Brian Selznick, em parceria com a professora Jorgina (LP) com as turmas do 9°ano do turno da tarde. Segundo os dois professores, o resultado foi surpreendente!
As outras parcerias foram com as três professoras das turmas de projeto; Ana Beatriz, Rossana ("A invenção de Hugo Cabret"), Sílvia (Narradores de Javé) e a professora Janete (LP) com a série "Juro que vi" da Multirio, ações mais detalhadas em outra postagem.
 
 

OFICINAS DE ANIMAÇÃO

Utilizando o programa PIVOT , recurso de animação relativamente simples, a turma 1607 realizou coletivamente a produção de um curta, contando com a orientação das professoras de Ciências e da Sala de Leitura. O curta tinha como tema, a cadeia alimentar,  conteúdo abordado  pela disciplina de Ciências no ano.  
 
 
 
Os alunos participaram ainda das oficinas da  2ª fase do Anima Escola onde entraram em contato
com três técnicas diferentes: Pixilation, Zootrópio e Massinha.


 

OFICINAS DE LEITURA


– Oficinas Literárias foram desenvolvidas com  turmas do 6º Ano que apresentaram rendimento baixo no 1º semestre. As oficinas “Conhecendo o Livro – O livro como objeto” e “Leitura de Imagens: Oficina de Quadrinhos” foram aplicadas e resultaram em produções dos alunos que foram expostas nos murais da escola. Após as oficinas, os alunos eram convidados a levar, como empréstimo, livros ou quadrinhos  para casa, o que era aceito pela maioria.