terça-feira, 31 de março de 2015

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

 

REGULAMENTO DO CONCURSO   DE FOTOGRAFIA

Rio de Janeiro, seu cotidiano, seus espaços.



I - DO CONCURSO

II - DOS OBJETIVOS

III - DOS PARTICIPANTES


IV - DA COORDENAÇÃO

V - DOS PRAZOS

VI - DAS IMAGENS

VII - DO JÚRI E DA SELEÇÃO

VIII - DA PREMIAÇÃO

IX - DISPOSIÇÕES GERAIS

X - ANEXO



I – DO CONCURSO

Reconhecendo a escola como um espaço de criação e visando homenagear a Cidade do Rio de Janeiro em seu 450º aniversário, a E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação propõe o Concurso de Fotografia para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do PEJA (I e II), professores e funcionários.  O concurso consiste na seleção de fotografias inéditas, com o tema “Rio de Janeiro, seu cotidiano, seus espaços”.

O concurso terá três categorias, a saber:
Categoria 1 – Alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental
Categoria 2 – Alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e PEJA (I e II) Categoria 3 – Funcionários da Rede Pública Municipal de Ensino (professores, bibliotecários, agentes de educação infantil etc.)


II – DOS OBJETIVOS

 §  Estimular a criatividade, sensibilidade estética e interpretação crítica dos participantes.

§  Enriquecer o projeto pedagógico das escolas.

§  Estimular a reflexão sobre o tema proposto.

§  Envolver alunos, professores e funcionários da Rede Pública Municipal de Ensino no calendário de ações comemorativas do 450º aniversário da Cidade.
§  Incentivar a observação e a busca de diferentes espaços e cenas da cidade.
§  Diversificar a prática pedagógica em relação à leitura de diferentes linguagens.


III – DOS PARTICIPANTES

Poderão participar do concurso todos os alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e PEJA I e II, regularmente matriculados nas Unidades Escolares da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, bem como  professores e funcionários das escolas, creches e bibliotecas escolares municipais.


IV – DA COORDENAÇÃO

À E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação caberá a coordenação geral do concurso. É de sua competência:

§  Divulgar o regulamento deste Concurso nas CRE e Unidades Escolares.
§  Indicar e constituir a comissão julgadora.
§  Divulgar o nome dos autores das imagens selecionadas.
§  Organizar as imagens selecionadas, com vistas à divulgação e possível publicação e exposição pública.



V – DOS PRAZOS

§  Lançamento do concurso: 09/02/2015
§  Produção nas escolas: 10/02 a 17/04
§  Seleção nas escolas: 20/04 a 29/05                        
§  Envio das imagens selecionadas para a CRE, por e-mail: 01/06 a 12/06
§  Seleção nas CRE: 15/06 a 30/06
§  Envio das selecionadas para a Gerência de Mídia-Educação: 01/07 a 10/07
§  Seleção no Nível Central: 13/07 a 31/07
§  Divulgação do resultado: agosto 2015    
§  Exposição fotográfica: novembro 2015


VI – DAS IMAGENS

§  As fotografias terão como tema: “Rio de Janeiro, seu cotidiano, seus espaços”. A proposta é retratar a Cidade do Rio de Janeiro, seus espaços, sua geografia, sua história e cenas urbanas.

§  Serão admitidas, para o concurso, imagens originais, em preto e branco ou em cores, em suporte digital. Os participantes poderão utilizar qualquer máquina fotográfica digital, celulares.

§  As fotos produzidas poderão incluir o uso de efeitos, aplicativos, retoques ou edições.

§   Todas as fotos devem ser enviadas em formato digital "jpg", no tamanho 2550x1700 – 200 dpi – com tamanho aproximado de mínimo de 4.0 Megapixels (tamanho para se obter uma cópia impressa 20 X 30 cm).

§  Cada participante poderá concorrer apenas a título individual, com uma fotografia.

§  As fotografias devem ser de autoria dos próprios participantes, que serão responsáveis pela autenticidade dos trabalhos apresentados.
§
  • As imagens deverão estar identificadas com o nome do aluno, ano de escolaridade, nome da escola com designação, equipamento utilizado (modelo de máquina fotográfica, modelo do celular utilizado) local e data onde a foto foi tirada e categoria. Estas informações deverão aparecer no texto do e-mail, obedecendo a esta ordem de apresentação. As fotos também deverão ser enviadas com a autorização de uso de imagem preenchida e anexada ao e-mail. Seguir modelo anexo.

§  Cada CRE deverá enviar, para a E/SUBE/CED/GME, 15 fotos, sendo 5 de cada categoria. Os arquivos devem ser enviados para o e-mail: 450riodejaneiro@gmail.com .

 VII – DO JÚRI E DA SELEÇÃO
  • A seleção nas escolas deverá ser realizada por um júri composto por 5 profissionais.
  • A seleção no Nível Central será realizada por um júri constituído por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, das Gerências afins, bem como por profissionais da área, convidados pela E/SUBE/CED/ Mídia-Educação, que coordenará a seleção.
§  Os trabalhos admitidos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
. Coerência imagem/tema
. Originalidade/Criatividade
. Objetividade da mensagem
. Qualidade técnica
. Qualidade estética

  • A Comissão Julgadora premiará os cinco primeiros colocados de cada categoria (quinze fotografias) e selecionará mais 35 (trinta e cinco) fotografias de todas as categorias para participarem da exposição Rio de Janeiro – 450 anos de História: espaços e cenas  Sendo assim, as primeiras 50 (cinquenta) fotografias colocadas no concurso serão expostas em local a ser definido.


VIII – DA PREMIAÇÃO

  • Os 15 (quinze) primeiros colocados, 05 (cinco) de cada categoria, serão premiados com máquinas fotográficas digitais, livros, e participarão da cerimônia de premiação, em data e local a serem posteriormente divulgados.

  •  Os 35 semifinalistas serão premiados com livros.

  • Os 50 trabalhos selecionados (15 finalistas e 35 semifinalistas)   participarão da exposição de fotografia organizada pela E/SUBE/CED Mídia Educação, prevista para novembro de 2015.

IX DISPOSIÇÕES GERAIS

Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão resolvidas pela Gerência do Projeto “Rio, uma cidade de leitores”.



OBS: O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM ENCONTRA-SE NA SALA DE LEITURA

quarta-feira, 18 de março de 2015

OFICINA DE PERIGRAFIA

No início de cada ano letivo convidamos as turmas dos sextos anos, novas na escola, para conhecer a sala de leitura e sua dinâmica. À eles, apresentamos o Projeto Jovens Leitores de uma maneira muito especial: mostrando através de um vídeo, como se faz um livro e através da oficina de perigrafia, todas as partes que um livro contém.









  Através dessa oficina eles descobrem brincando, o título dos livros, o autor (a) a editora, a sinopse e etc.




 No fim eles recebem o diário do leitor, onde colocam em prática o que aprenderam na oficina. Este diário os acompanha por todo o ano, sendo assim possível acompanhar a evolução de cada um como leitor.